sábado, 6 de junho de 2020

A Vigilância da Degradação Florestal na Amazônia: Prodes e Deter



Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 A taxa de desmatamento na Amazônia brasileira em 2019 foi a maior registrada nos últimos dez anos chegando a 9.762 km² (TerraBrasilis, 2020a). Já em 2020 entre janeiro e maio 1.843,42 km² de floresta já estão sob alerta de desmatamento e 594,5 km² sob alerta de degradação (TerraBrasilis, 2020b). A seguir, vamos entender como o Brasil monitora as mudanças na cobertura florestal da Amazônia.

São dois projetos os responsáveis por esta vigilância, o de monitoramento do desmatamento da floresta amazônica brasileira por satélite (Prodes) e o de levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia (Deter), ambos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição governamental vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Prodes é o mais antigo e o responsável por calcular as taxas anuais de desmatamento, isto é, o quanto de floresta foi desmatado em relação ao ano anterior, representado pelo corte raso da floresta (Figura 1). Tem uma ampla série histórica com um monitoramento realizado desde 1988. A área mínima mapeada pelo projeto é de 6,25 ha e já foram utilizados os satélites Landsat-5/TM, CBERS-2-2B/CCD, IRS-1/LISS-3 e UK/DMC2 e atualmente os mais utilizados são Landsat-8/OLI, CBERS-4 e IRS-2. O principal objetivo dessas informações é subsidiar o governo brasileiro no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Amazônia (Inpe, 2020a).

Figura 1: Antes e depois de áreas de floresta desmatadas mapeadas pelo Prodes, representadas pelas linhas amarelas. Fonte: Inpe, 2019. Metodologia Utilizada nos Projetos Prodes e Deter.

Já o Deter que é o mais recente, desde 2004 funciona como um sistema de alerta de degradação na floresta (Figura 2), que estão divididas em três tipos:

Desmatamento - desmatamento com solo exposto, desmatamento com vegetação e mineração;

Degradação - degradação e cicatriz de incêndio florestal;

Exploração madeireira - corte seletivo tipo 1 (desordenado) e corte seletivo tipo 2 (geométrico).

O Deter operou de 2004 até 2017 com imagens do Terra/MODIS, no entanto, somente uma área mínima de 25 ha podia ser mapeada. Atualmente, utilizando de imagens dos satélites CBERS-4/WFI e IRS/AWiFS, uma área aproximada de 1 ha pode ser detectada, porém, somente são disponibilizados ao público em geral dados com no mínimo 6,25 ha, o que permite um cruzamento com os dados de desmatamento consolidado disponibilizados pelo Prodes. Isto representou um ganho, uma vez que os polígonos unitários de desmatamento são em grande parte menores que 25 ha. Tais dados são passados diariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aqui neste caso sem restrições de área mínima, para que ações de fiscalização possam ser realizadas in loco (Inpe, 2020b).

Figura 2: Área de degradação mapeada como de alerta pelo Deter. Em azul são as áreas já desmatadas mapeadas pelo Prodes e as linhas vermelhas representam a degradação captada pelo Deter. Fonte: Inpe, 2019. Metodologia Utilizada nos Projetos Prodes e Deter.

Enquanto os dados do Prodes são divulgados no segundo semestre de cada ano, com os resultados do mapeamento anual do desmatamento, o Deter envia à fiscalização seu alertas de degradação diariamente, que podem vir a se consolidar como desmatamento e serem registrados no levantamento do Prodes do ano corrente.

Os dados de ambos os projetos podem ser acessados e baixados gratuitamente na plataforma TerraBrasilis.

Para conhecer mais a fundo a metodologia destes dois projetos clique AQUI.

 

Referências:

Inpe, 2020a. Observação da Terra - Prodes Amazônia. http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes. Acesso em: 05/06/2020.

Inpe, 2020b. Observação da Terra - Deter. http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/deter. Acesso em: 05/06/2020.

TerraBrasilis, 2020a. Prodes. http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/map/deforestation?hl=pt-br. Acesso em: 05/06/2020.

TerraBrasilis, 2020b. Deter. http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/map/alerts?hl=pt-br. Acesso em: 05/06/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário