quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Biomas Brasileiros - Caatinga

A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Esta presente em todos os estados da região Nordeste ( Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe ) e o norte de Minas Gerais.

É um bioma de muitas peculiaridades. A primeira delas é que trata-se de uma formação exclusivamente brasileira. A caatinga é um excelente exemplo de adaptação da vida vegetal. As plantas deste bioma são extremamente adaptadas ao clima semi-árido e ao solo raso e pedregoso.

Quer um bom exemplo? O mandacarú! Uma cactácea, que no lugar de folhas apresenta espinhos para não perder água. A fotossíntese fica por conta do caule suculento que ainda é uma reserva de água para os meses mais secos.



Mandacarú. Fonte: IRPAA

Ainda sobre o Mandacarú, os habitantes do sertão, costumam associar a sua floração com a chegada da chuva. Até o cantor e compositor Luiz Gonzaga já consagrou essa associação :

“Mandacaru, quando flora lá na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
...

Mais um curiosidade é quanto à origem do nome. Caatinga (do tupi: ka'a [mata] + tinga [branca] = mata branca). É uma palavra de origem indígena, para se referir ao aspecto esbranquiçado que a paisagem adquire na época da queda das folhas. 
[xique-xique 4[4].jpg]

Aspecto "esbranquiçado" da caatinga: Fonte: Blog Espaço da Cidadania.

Gráfico climático, Juazeiro
Climograma da Cidade de Juazeiro  BA fonte: Climate-data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário