sábado, 30 de janeiro de 2016

Biomas Brasileiros - Pantanal

O bioma Pantanal é uma das maiores extensões inundáveis contínuas do planeta. Este bioma é o de menor extensão, ocupando 1,76% do território brasileiro, com área aproximada de 150.355 km². O pantanal é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. Três importantes biomas brasileiros exercem influência sobre o pantanal: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica (MMA, 2014) além do Chaco.


O pantanal está inserido na região Centro Oeste do Brasil, na bacia do Alto Paraguai, entre as latitudes 14º e 23º Sul e longitudes 55º e 60º Oeste (Bittercourt Rosa, 2004), possuindo distribuição nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Pantanal trata-se de uma região complexa, dividida em muitas sub-regiões com grandes variações nos sistemas clima, solo, água, planta e animais (RODRIGUES, 2002). O mosaico de habitats é responsável pela riqueza da biota aquática e terrestre, fazendo do Pantanal a planície inundável mais rica em espécies de aves do mundo e com as maiores populações conhecidas de grandes mamíferos ameaçados, como o veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e a onça-pintada (Panthera onca) (HARRIS et al., 2005).





Fotos - Sesc Pantanal -Corumbá -MS.

Quanto a preservação apenas 4,4% do bioma encontra-se em unidades de conservação, mas 86,77% de sua cobertura vegetal nativa esta mantida. A maior parte dos 11,54% do bioma alterados por ação antrópica, é utilizada para a criação extensiva de gado em pastos plantados (MMA, 2014). A pecuária de corte na região do Pantanal cuja origem remonta ao século XVIII, é a principal atividade econômica (CRISPIM et al., 2009). Atualmente o desmatamento dentro da planície pantaneira é um dos problemas mais críticos: cerca de 40% das florestas e savanas foram removidas para a formação de pastagens, freqüentemente com a introdução de gramíneas exóticas (HARRIS, et al, 2005).
Gráfico climático, Corumbá
Climograma da cidade de Corumbá-MS - Fonte: Climate Data

2 comentários:

  1. Olá,

    Ajudaria muito se coloca-se as referências.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilbert! Muito obrigado pela visita. Em janeiro estará disponível.

      Excluir