quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Biomas Brasileiros - Considerações Gerais

O Brasil possuí dimensões continentais (8.515.767,049 km2). Uma das implicações da grande variação tanto em latitude (4.394,7 km) quanto em longitude (4.319,4 km) é o destaque do Brasil como um dos países de maior biodiversidade do mundo.
A expressiva biodiversidade brasileira pode ser melhor compreendida em termos dos Biomas Brasileiros. Além do Bioma Marinho, outros seis biomas terrestres são encontrados no território brasileiro (Figura 1). Por ordem Alfabética, são eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e o Pantanal. 


Figura 1. Biomas brasileiros.

Esta questão desperta tanto interesse em diversas áreas de estudo que deu origem à ciência designada por fitogeografia (i.e., estudo da distribuição geográfica dos vegetais e dos fatores históricos e biológicos que a determinaram; botânica geográfica, geobotânica ).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
O bioma continental brasileiro de maior extensão, a Amazônia, e o de menor extensão, o Pantanal, ocupam juntos mais de metade do Brasil: o Bioma Amazônia, com 49,29%, e o Bioma Pantanal, com 1,76% do território brasileiro.


Fonte: www.ibge.gov.br

Acesse o Mapa dos Biomas Brasileiros, disponibilizado pelo IBGE: Clique aqui.

De forma preocupante, dois dos hotspots mundias são Biomas Brasileiros: A Mata Atlântica e o Cerrado (Myers, 2000). Os hotspots, são áreas que apresentam concentrações excepcionais de espécies endêmicas e que têm altas taxas de desmatamento. A devastação da Mata Atlântica é resultado da ocupação desordenada desde a colonização (Dean, 1966). Estima-se que restam apenas 12,5% da formação original (FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA, 2014). Já o Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, é considerado a última fronteira agrícola do planeta (Borlaug, 2002). Dados de 2002 apontam que 55% do Cerrado já foram modificados pela ação humana (Machado et al., 2004a). 

A Caatinga por sua vez é a região natural brasileira menos protegida, pois as unidades de conservação cobrem menos de 2% do seu território. Frente ao avançado desmatamento que chega a 46% da área do bioma, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo busca concretizar uma agenda de criação de mais unidades de conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade.

Saiba mais sobre o bioma Cerrado: Clique aqui.
Saiba mais sobre o bioma Pantanal: Clique aqui.
Saiba mais sobre o bioma Caatinga: Clique aqui.

Referências Bibliográficas

BORLAUG, N.E. 2002. Feeding a world of 10 billion people: the miracle ahead. In: R. Bailey (ed.). Global warming and other eco-myths. pp. 29-60. Competitive Enterprise Institute, Roseville, EUA.
KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. Conservation of the Brazilian cerrado. Conservation biology, v. 19, n. 3, p. 707-713, 2005.
MACHADO, Ricardo B. et al. Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro. Conservation International do Brasil, Brasília, 2004.
MYERS, Norman et al. Biodiversity hotspots for conservation priorities.Nature, v. 403, n. 6772, p. 853-858, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário