sábado, 15 de agosto de 2015

Qual a diferença entre Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental?

Esta é uma dúvida muito comum entre os aspirantes a uma vaga em curso de nível superior na área ambiental. Há, é claro, muitas áreas de atuação semelhante entre estes profissionais. No entanto, como forma de responder, de modo simplista, esta questão, trago a seguinte explicação:

De maneira bem resumida, começo por definir a Engenharia Florestal. Como o nome indica o Engenheiro Florestal é preparado para trabalhar com a Floresta, todos os seus produtos e desdobramentos  econômicos, ambientais e sociais. É o profissional que tira o máximo das florestas e zela pelo mínimo impacto ambiental. O Campo de trabalho é amplo, destacando-se a implantação de povoamentos florestais (ex. gênero Eucalyptus spp. para abastecimento de industrias de celulose, serrarias, carvoarias...); manejo de florestas (nativas ou povoamentos plantados); recuperação de áreas degradadas; inventário florestal; tecnologia da madeira ( pisos, lâminados, chapas...).

Já o Engenheiro Ambiental pode ter sua formação com enfoques distintos. Por exemplo, há o enfoque sanitarista e o agrícola. Em ambos os casos é ampla a área de atuação.Estes profissionais tratam de questões relacionadas á poluição da água, do ar , do solo. O enfoque sanitarista trata, por exemplo, da correta destinação de resíduos e todos os desdobramentos sobre o meio ambiente e a saúde humana. O agrícola preocupa-se com a produção de insumos agrícolas em correta consonância com questões ambientais. 


4 comentários:

  1. Olá!
    Preciso entrar em contato com você para tirar algumas duvidas, tipo: quando você saiu da faculdade, foi difícil conseguir emprego?
    Pretendo fazer engenharia florestal e estou com medo do meu futuro financeiramente...
    Qual a melhor, engenharia florestal ou ambiental? olhando financeiramente.
    Amo essa área, espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne, estou à disposição para ajudar esclarecer suas dúvidas.
      O mercado de trabalho está passando por momentos de dificuldades, mas ainda assim tenho amigos que se formaram esse ano e já estão empregados em empresas florestais. A tendência é que o mercado se aqueça a partir do momento que a economia voltar à estabilidade. O Piso para o Engenheiro Florestal é de 8 salários Mínimos segundo o CREA. No entanto é um valor que o mercado não tem pago. Acredito ser semelhante com a Engenharia Ambiental.
      Uma coisa que vejo é que não faltam oportunidades para as pessoas que se dedicam a estas áreas. Daí o sucesso financeiro vira uma consequência. No entanto, em outras áreas, como saúde por exemplo, esse processo é bem mais rápido. Qualquer dúvida fique à vontade para perguntar e obrigado pela visita.

      Excluir