sábado, 16 de maio de 2015

Sementes Recalcitrantes X Sementes Ortodoxas

Começamos por compreender o significado destas duas palavras:
Ortodoxo - do grego órtos: reto, correto, e dóxa: doutrina, opinião; é aquilo que segue à risca o que diz uma palavra ou regra. Assim sendo, em todas as classes ou seguimentos, aquele que segue à risca o que está escrito na norma de sua conduta é chamado de ortodoxo.
Recalcitrante - Este adjetivo é  indica teimosia, obstinação, controle difícil, inflexibilidade. Ao contrário de ortodoxo, é aquilo que foge às regras e padrões.


E o que isso tem a ver com as sementes florestais?

Depois de colhidas, as sementes vão para os viveiros florestais para serem semeadas (diretamente)  e, em outros casos, para serem armazenadas em câmaras frias. O principal objetivo do armazenamento é ter, por um determinado período, a disponibilidade de sementes com o mínimo de deterioração possível.  No entanto, ainda que o armazenamento seja interessante, algumas espécies perdem a viabilidade quando submetidas às condições de armazenagem.

Em 1973 Roberts E.H publicou o trabalho 'Predicting the storage life of seeds' onde  classificou as sementes em dois grupos em relação à tolerância a secagem e temperaturas baixa: sementes ortodoxas e recalcitrantes. 
Sementes ortodoxas toleram a secagem a baixos níveis de umidade e temperaturas  para o armazenamento. Desta forma resistem por algum tempo de armazenagem. Isto é, mesmo sendo desidratadas e armazenadas nas câmaras frias, o embrião sobrevive, com taxas mínimas de atividade metabólica, e consegue germinar quando lhe são oferecidas as condições ideais.

No entanto, algumas espécies não conseguem resistir a desidratação para armazenagem. Elas são inflexíveis ao armazenamento e , portanto,  são chamadas de sementes recalcitrantes. Em termos práticos, para que possam germinar devem ser semeadas logo após a colheita.


Referência Bibliográfica:

ROBERTS, Eric H. Predicting the storage life of seeds. In: Proceedings. 1973.


5 comentários:

  1. Por favor estou fazendo um trabalho para a faculdade e a parte de semente é totalmente fora da minha área(gestão financeira). Quais as sementes ortodoxas? tem uma grande variedade delas? quais sobrevivem a temperatura de armazenamento em 20 graus negativos. Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exemplos de sementes recalcitrantes (intolerantes ao armazenamento): sementes de abacate e de manga.

      Exemplos de sementes ortodoxas (tolerantes ao armazenamento): milho e feijão.

      Excluir
  2. Procuro uma lista das sementes recalcitrante ou então uma lista das sementes ortodoxia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João. Nesse artigo http://www.scielo.br/pdf/rbs/v28n2/a03v28n2.pdf
      Você encontra uma lista de classificação para espécies florestais nativas.

      Excluir