sábado, 20 de julho de 2013

Parque Estadual Nova Baden


       O Parque Estadual Nova Baden foi criado através do Decreto Estadual 36.069, de 27 de setembro de 1994.
Situa-se na Serra das Águas, em Lambari, Minas Gerais, com altitudes variando entre 900 e 1300 metros, possuindo clima ameno e agradável.
O PENB pertence à Serra da Mantiqueira, no bioma Mata Atlântica e a vegetação é classificada como Floresta Estacional Semidecidual.
Suas principais características são as espécies de árvores emergentes caducifólias, que podem alcançar 35 metros, como: Cariniana spp. (jequitibás); Aspidosperma spp. (perobas); Cedrella fissilis (cedro); Anadenanthera peregrina (angico-vermelho), Peltophorum  dubium (canafístula) e Dalbergia miscolobium (jacarandá). Essa formação está repleta de Euterpe edulis (palmito) e Rollinia  sylvatica (araticum). Destacam-se samambaiuçus, canelas, quaresmeiras e araucárias, dentre a paisagem local.
No PENB existem nascentes d’água que abastecem a comunidade próxima e seus cursos são utilizados para recreação nesta Unidade de Conservação. A floresta preservada é determinante para a pureza das águas!
As espécies de primatas Alouatta guariba (bugio) e Callithrix aurita (sagüi-da-serra-escuro) ocorrem no Parque Nova Baden e são consideradas vulneráveis à extinção em  todo o Brasil e, para Minas Gerais, este sagüi encontra-se criticamente em perigo de extinção. Existem vinte e nove espécies de mamíferos, dentre veados-campeiro, lobos-guará e jaguatiricas. Para as aves, destacam-se o canário-da-terra-verdadeiro e o chibante. Existem espécies típicas de matas em bom estado de conservação, como o rabo de espinho escamoso e os tangará-dançarino e sabiá-uma. Há saíras, papo-preto e figuinha-de-rabo-castanho. Sobre a herpetofauna, a elevada altitude e a qualidade da água mantêm, entre outros anfíbios, a endêmica perereca Phasmahyla cochranae .
O (a) visitante tem como atrações turísticas as seguintes trilhas: - do Palmito, com extensão de 1,2km e baixa dificuldade; - dos Troncos, com 1,8km e dificuldade alta para pessoas idosas e com dificuldade de locomoção e - Trilha Sete Quedas, com extensão de 1km, com dificuldade baixa nos primeiros 800 metros e dificuldade alta no trecho da Cachoeira Sete Quedas, de 200 metros.
O (a) turista pode também apreciar a edificação do Centro de Visitantes, antigo Casarão da ‘Fazenda Pinheiros’.

Um pouco da valiosa história desta Unidade de Conservação: no ano de 1889 chegava à ‘Vila de Águas Virtuosas’, atual Lambari, o Sr. Américo Werneck, de descendência alemã. Américo Werneck era engenheiro civil, escritor, jornalista e deputado. Ele adquiriu a ‘Fazenda Pinheiros’, cujo dono era o notável político Dr. Eustáquio Garção Stockler. Desde então, o novo proprietário uniu-se ao forte grupo político local. Werneck foi nomeado, em 1909, para primeiro prefeito de Águas Virtuosas, pelo Governador de Minas Gerais, Dr. Wenceslau Braz, exercendo o cargo entre 1909 e 1911. O ilustre prefeito, ardoroso propagandista da República, construiu o ‘Palácio do Casino’ e estabeleceu um plano de saneamento e de urbanização da cidade. O Bairro Nova Baden surgiu, quando na década de 1890, Dr. Werneck residiu em sua ‘Fazenda ‘Pinheiros’, e como Secretário de Estado da Agricultura, formou a colônia de ‘Nova Baden’, concedendo áreas de 4 a 6 alqueires a colonos austríacos, alemães e holandeses. O nome Nova Baden refere-se à província de Baden-Baden, na Alemanha, pela qual Werneck se inspirou. Em 1911 houve desentendimentos entre o Dr. Werneck e o Governo de Minas Gerais, causando prejuízo financeiro a ele e a seus familiares. Encerrado o litígio em juízo arbitral, se retirou para o Rio de Janeiro, onde faleceu em 1927, aos 72 anos de idade.
A antiga ‘Fazenda Pinheiros’ deu lugar à ‘Mata do Estado’ e, em 1974, foi criada a Reserva Biológica de Nova Baden, sob administração da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Atualmente, a valiosa área preservada é denominada PARQUE ESTADUAL NOVA BADEN (PENB), gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG).


Localização do Parque Estadual Nova Baden:
Em Lambari, Rodovia BR 460 – km 10, seguir por estrada de terra, conforme placas de sinalização, por 1,5 km até a Portaria do Parque.

Taxa de visitação:
R$ 5,00 = entrada por pessoa e R$ 2,00 = estacionamento por veículo
Entrada gratuita = visitas escolares previamente agendadas e pessoas acima de 65 anos e abaixo de 5 anos;
Meia entrada = estudantes com carteirinha ou documento oficial fornecido pela escola.


Para correspondências, agendamento de visitas e maiores informações:
Parque Estadual Nova Baden - Caixa Postal 1011
Lambari – MG CEP: 37480-000
facebook: Parque Estadual Nova Baden (Passeios/Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário