sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Trabalhando com ArcGis - Introdução

1 Adicionar arquivos no Arcgis.
Shapes e layers podem ser abertos a partir do Menu Principal>File>Add Data, a partir da barra de ferramentas Standard, ou ainda clicando com o botão direito do mouse sobre o data frame e então add data. Um mapa. mxd pode ser aberto a partir do Menu Principal>File>Open ou a partir da barra de ferramentas Standard. Caso esta janela apareça, contém a seguinte mensagem: As seguintes fontes de dados que você adicionou estão sem informações de referência espacial. Estes dados podem ser desenhados no ArcMap, porém não podem ser projetados.


2 Unir Pontos, Linhas ou Polígonos (Arquivos Vetoriais).
 ArcToolbox  (Caixa de Ferramentas)/Data Management Tools(Ferramenta de Gerenciamento de dados) /General (Geral) / Merge(fundir).

3 Unir Raster (Arquivos Matriciais).
ArcToolbox (Caixa de Ferramentas)/Data Management Tools (Ferramenta de Gerenciamento de dados) > Raster > Raster Dataset (Ganco de dados Raster)> Mosaic To New Raster (Mosaico  novo raster).

4 Gerar Limites de Municípios
A partir de um arquivo baixado no IBGE (EX Municípios RJ)/Select Features by rectangle (Selecione Recursos por retângulo )/clicar na área que deseja selecionar/ em cima do layer original clicar com direito/data(dados)/export data(exportar dados)/Nomeie o arquivo/ Ok.

5Converter polígono para linha.
ArcToolbox/ Data Management Tools/Features/Feature To Line

6 Recortar Imagens (raster) para que fique no Limite gerado.
 ArcToolbox/ Spatial Analyst Tools (Ferramenta de analise espacial)/Extraction (Extração)/Extract by mask (extrair  por máscara)
Pode usar também os passos a seguir:
- clique com o botão direito em layers;
- em propriedades abra a aba data frame, marque clip to shape e clique no botão specify shape;
- na caixa que vai abrir marque outline of features e escolha qual você quer.

 7 Recortar Curvas de Nível para que fiquem dentro do Limite gerado.
 Arc toolbox/ Analysis Tools/ Extract/ Clip

8 Gerar pontos a partir de dados de Planilhas (pontos coletados com GPS)
Add data (adicionar dados) Inserir a tabela (formatos xls. ou dbf.)/Clicar com o direto na tabela adicionada/ display XY data/ Nomear os eixos X, Y e Z de acordo com a nomenclatura utilizada na  tabela/Editar/Select (Selecionar as coordenadas e datum do projeto em questão). Para tranformasr em Shapfile  clique com o direito sobre o arquivo gerado/data/export/selecionar destino e OK.

9 Converter arquivos Dng Para Shape File
1º é preciso salvar o Dng como um arquivo camada. Para isso clicar com o direito em cima do  arquivo Dng a ser tranformado/Save as Layer file (Salvar como arquivo camada)/Escolha a pasta de destino /ok.
2º Adicione os Layers gerados/ArcToolbox/Conversion Tools/Feature Class To Shapefile (multiple)/ Input Features :Procurar e adicionar arquivo desejado/ Selecionar tipo de dados que se deseja converter (ex: polyline, polygon)/Output Features: Selecionar a pasta na qual serão armazenados os dados no novo formato/OK.

10 Definir Sistema de Projeção
Clique em ArcToolbox, Data Management Tools, escolha Projections and Transformations e clique em Define Projection Abrirá uma caixa de diálogo. Escolha o arquivo a ser alterado e o sistema de coordenadas. Na nova caixa clique em Select .Em seguida, na caixa de diálogo inicial, clique em Modify. Em Name mude emetro (meters) para quilômetro (kilometers). Isto é necessário para informar ao programa que a carta está em km.

11 Saber altitude de pontos no MDE
3D Analyst > Functional surface>Surface>Add surface Information> em input surface insira o MDE e em input feature class o shape com os pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário