quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Parque Municipal Natural do Curió (Paracambi, RJ)

     O Parque Natural Municipal do Curió é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paracambi, interior do estado do Rio de Janeiro. Criado através do Decreto Municipal N° 1001 de  29 de janeiro de 2002, o parque  abrange  913 hectares de mata atlântica remanescente (Figura 01), tratando-se do segundo maior parque municipal do estado e, portando, de extrema importância ecológica (INSTITUTO TERRA).
 Essa área de mata é importantíssima no corredor ecológico Tinguá-Bocaina, que busca aumentar a conexão entre os remanescentes florestais inseridos no Parque Nacional da Serra da Bocaina e na Reserva Biológica Tinguá. A floresta inserida no Parque do Curió é uma das áreas principais nessa conexão. Seu maior potencial está na avifauna, com destaque para o Curió (Oryzoborus angolensis), pássaro que deu nome a UC (Unidade de Conservação), entre outros. (PORTAL PARACAMBI). O parque se situa em meio  à Sub-Bacia Hidrográfica do Rio dos Macacos, possui cachoeiras e rios, sendo toda água vertida para o Rio Guandu, o qual abastece toda região metropolitana do Rio de Janeiro.
Figura 01. Área do Parque do Curió, Localizado  em Paracambí, junto à divisa com os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes , RJ.

         A história da região está intimamente ligada com a história da Cia Têxtil Brasil Industrial (1871), que promoveu o desenvolvimento da região. Hoje o prédio é conhecido como a Fábrica do Conhecimento. Ainda é possível observar no parque ruínas do aqueduto da fábrica. Ao longo da caminhada pelo parque ainda é possivel observar alguns elementos  da época de funcionamento da fábrica. Como exemplo, é possivel observar uma espécie de portal de entrada sob o qual passavam tubos responsável pelo tranposte de água.

 Ruínas do portal de entrada.
Tubo responsável pelo tranporte de água.

      O Parque e seu entorno tem um enorme potencial turístico, possibilitando caminhada em trilhas e esportes radicais. Há ainda um importante patrimônio histórico em seu entorno. Exemplos são o prédio da antiga Fábrica Cia. Têxtil Brasil Industrial, tendo seu alvará de funcionamento assinado pela princesa Isabel em 13 de setembro de 1871, um marco da arquitetura industrial inglesa no Brasil, e a muralha do açude da cascata, que foi construída em 13 de julho de 1875 com a finalidade de criar um reservatório de água para suprir a região nos períodos de seca.
         O PNMCP apresenta uma malha de trilhas com interesses histórico-cultural, sócioambiental, cultural e multi-temática, que representam o acervo histórico do município.
Existem ruínas (do Lazareto dos Escravos e Aqueduto), represas, mirantes e áreas de lazer. O turismo de base local e a preparação de roteiros voltados ao ecoturismo de base comunitária em Paracambi são formas de preservar o patrimônio histórico-cultural e ambiental da região.



Segue abaixo uma listagem das espécies encontradas ao longo da trilha Jequitibá-Rosa. Os dados foram extraídos de SOUZA, 2011.



Os estudos científicos realizados na área do parque ainda são escassos, portanto a sua composição florística bem como a fauna local, ainda é desconhecida. Nesse sentido alguns pesquisadores, especialmente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vem realizando estudos principalmente no que se refere a flora local e em breve os resultados serão publicados. De modo geral é possivel observar uma mata com elementos típicos da Mata Atlântica, mas também com um grande número de expécies exóticas (Eucalyptus, Jaqueiras- Artocarpus heterofolia, entre outros). Parece tratar portanto de uma área em regeneração.

 Rio dos macacos

 Interior da mata do Parque do Curió
 Represa de abastecimento da CEDAE, na entrada do parque.


Outros Sites: 
PORTAL PARACAMBI. Disponível em:   http://www.portalparacambi.com/Parque_do_curio.htm
        
            INSTITUTO TERRA. Disponível em: http://www.institutoterra.org.br/pagina/unidades-de-conservacao/30.

            SOUZA, 2011. Monografia sobre a trilha do Jequitibá Rosa. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/if/lmbh/pdf/mono_disset_tese54.pdf

             Plano de Manejo do Parque Municipal Natural do Curió. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/45796850/PLANO-DE-MANEJO-DO-PARQUE-NATURAL-MUNICIPAL-CURIO-DE-PARACAMBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário