domingo, 15 de maio de 2011

Sementes Florestais: A Importância na preservação

             Com a maior biodiversidade do planeta, a Mata atlântica representa 15% do Território Brasileiro. São 1.300.000 km² de florestas distribuídas do Rio Grande do Sul ao Piauí. É nessa área que reside mais da metade da população nacional e é esta a maior ameaça ao Bioma: cerca de 93% de sua formação original Foi devastada.
             Os dados da Fundação SOS mata atlântica nos revelam a necessidade de minimizar este quadro. Precisamos preservar o que resta da mata original e intervir com a produção de mudas nativas para que não ocorra a extinção de espécies.
              Desta forma o setor de sementes florestais vem ganhando importância. A reposição florestal, o reflorestamento, a recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, a preservação das espécies florestais, entre outras, são atividades que dependem deste insumo.
                                          Mostruário do LACON - lF/UFRRJ

Colheita
                Para começar o processo da colheita de sementes é preciso escolher árvores matrizes. Espécimes de uma população devem ser analisadas e as que apresentarem aspectos mais saudáveis são escolhidas para a extração. Para o  colhedor  de sementes é interessante ter  variabilidade genética no seu produto e, para isso, arvores distintas na mata , devem compor o lote  da coleta.
            Várias técnicas são aplicadas para coletar diretamente das Matrizes. A escalada arbórea, por exemplo,pode ser feita com equipamentos de alpinismo adaptadas para o acesso ao dossel.
            A colheita também pode ser feita no chão.Para arvores que impossibilitam a escalada por serem muito altas, ter galhos frágeis ou possuir acúleos ou espinhos, utiliza-se esse método. Vale ressaltar, porém, que para esse caso a colheita deve ser feita o quanto mais rápido  a partir do momento em que o fruto cai.

Armazenamento
             Depois de colhidas, as sementes vão para os viveiros florestais onde são semeadas e em outros casos armazenadas. O principal objetivo do armazenamento é ter por um determinado período a disponibilidade de sementes com o mínimo de deterioração possível.
             De acordo com sua longevidade, as sementes se classificam em ortodoxas quando podem ser armazenadas com baixo teor de umidade e temperatura por longo tempo, e recalcitrantes quando não toleram estas condições de armazenamento.

Germinação
             No Viveiro Florestal, são reproduzidas as condições naturais para possibilitar a germinação das sementes. Espécies pioneiras, dependem da luz solar para o seu desenvolvimento, já espécies Clímax germinam no interior da mata, em locais onde há sombra. Utiliza-se neste caso, telas do tipo sombrite para imitar as condições na mata e permitir o desenvolvimento da plântula.

                                          Germinação Hymenaea courbaril L. - Jatobá

              As sementes são um produto florestal não madeireiro.O insumo, além abastecer viveiros florestais, pode ser utilizado pára alimentação humana e artesanato.  quando colhidas de forma racional e com a técnica correta, trás retorno ao meio ambiente e gera renda.

2 comentários: