sábado, 26 de março de 2011

Seropédica Não quer o lixo dos outros.


         Logo na primeira semana que cheguei a Seropédica, tomei conhecimento de uma luta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro juntamente com a população local, contra a instalação de um aterro sanitário no quintal do campus centenário. Somente este fato bastaria para o protesto. Como a universidade que tem o título de a mais bela da América Latina abrigaria em suas redondezas um lixão?! Como se não bastasse, o local onde pretendem fazer as instalações trata-se nada mais nada menos do que o terceiro maior manancial de água do estado do Rio: O aqüífero Piranema.



                A Nova Gerar, empresa responsável pelo aterro, garante dispor de tecnologia para evitar vazamentos. Mas entidades de Seropédica prin cipalmente a UFRRJe a Embrapa Agrobiologia já se declararam contra o empreendimento. Estudos evidenciam que a área é inadequada por princípio. Em caso de acidente, não há como descontaminar o aquífero. É absurdo arriscar provocar danos num reservatório tão importante, que pode garantir o abastecimento da Região Metropolitana em caso de colapso do Sistema Guandu e certamente será importante no futuro.



          Como intuito de demonstrar a indignação quanto ao assunto, foi realizado no dia 22 de março de 2011 mais um protesto pacífico de mobilização contra a implantação do CTR- Centro de tratamento de Resíduos. Por horas a Antiga rodovia Rio São paulo, que corta o município de Seropédica foi interditado pelos manifestantes. Tive e oportunidade de participar deste movimento e destaco a organização, a mobilização e acima de tudo a responsabilidade dos organizadores deste ato. Parabenizo a todos que já se mobilizaram, e faço um apelo a todos, independentemente do local onde mora: Participe desta luta, venha ser mais um contra esse crime à humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário