sábado, 19 de março de 2011

Por que Engenharia Florestal?

 Fiz meu ensino médio todo me preparando para cursar Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora. Consegui. Fiz Minha Matricula. Mas eu também tinha feito o Enem. E neste exame escolhi um curso perto da minha cidade ( Paraíba do Sul ) e que eu tivesse alguma chance de passar;  Gestão Ambiental. Passei, e como na UFJF só começaria no segundo semestre, também me matriculei em na Rural em Três Rios para Gestão Ambiental  ( OBS: Não é permitido mais de uma matrícula em Instituição de Ensino Superior, mas corri o risco) .
Eu sabia que a Rural ( Em Seropédica) existia pois já havia passado em frente, mas acho que nem o nome da instituição eu sabia. Sobre a cidade de Seropédica, não tinha noção da existência... Garças a Gestão ambiental conheci o Site da UFRRJ, e dei uma conferida nos cursos. Um me Chamou atenção, um não Dois. A engenharia Florestal e a Engenharia Ambiental. O Motivo para essa atração foi a oportunidade de ter um bom emprego após formado, e o nome Engenharia me pesava aos ouvidos, um peso bom.

Eis que coloquei meu nome na lista de espera no Enem para a Engenharia Florestal ( a nota de corte para Eng. Ambiental era mais elevada). E não é que eu consegui uma vaga! De uma semana para outra minha vida deu uma reviravolta. Para falar verdade,  eu sabia quase nada sobre a Engenharia Florestal e nem entendia porque existir dois cursos tão “parecidos” ( é fui um dos muitos que se enganam com isso), Florestal e Ambiental. Então resolvi ir até Seropédica para me matricular ( pela terceira vez). Foi quando Conheci a Rural; acho que chamam isso amor a primeira vista. Como é aconchegante esta Universidade.
Pois bem, voltei para casa decidido. Cancelei minha matricula em Juiz de fora, e decidi que no segundo semestre de 2010 eu iria morar em Seropédica. Pesquisava cada vez mais sobre meu novo curso, e estava cada vez mais encantado. Aos Poucos, pela internet, fui conhecendo meus novos colegas. Arranjamos até uma casa lá, ( uma Casinha) e montamos uma república... e Foram longos meses de espera até chegar o dia da Aula Inaugural.
Caramba, como eu não tinha pensado em ser Engenheiro Florestal antes? Eu lembro que eu pouco me importava com o curso que eu iria fazer, eu queria era passar.E já tinha conseguido nota desde o 2º ano do Ensino Médio para Ciências Sociais, estava tranqüilo e decidido. Mas andei refletindo, e realmente nada acontece por acaso.
Desde criança eu sempre gostei de andar com o pé no chão. Sentir a terra nos meus pés sabe? Minhas brincadeiras eram de bastante contato com o meio ambiente. Gostava de me sujar de barro e subir em árvores. Ficava alegre quando nos finais de semana ia para casa da minha avó, na área rural. Jogava bola no campo, andava no meio do mato e de vez em quando tomava banho de cachoeira.
Ah se eu visse alguém jogando lixo no chão, comprava briga. Também me lembro quando eu resolvi que não ia mais jogar fora meus cadernos de escola, eu ia reciclar.  Picava  todo aquele papel, molhava e colocava em uma tela. ( nem sempre dava certo). Depois ficava pintando o papel que eu “tinha feito”. Se visse um pedaço de madeira novo no quintal de casa, rapidamente achava um destino para ele. Serrava, pregava, colava, pintava e logo estava com um brinquedo novo na mão.
Já mais velho quando era presidente de grêmio na escola, fazia projetos com a professora de artes para colher e reciclar papel. E aquilo dava certo, toda escola estava participando. Tive também a idéia de montar uma  Ong, em defesa do meio ambiente, mas essa idea ficou só no papel. Os estudos estavam mais acirrados, tinha assumidos outros compromissos,e a burocracia para criar uma Ong não era nada fácil.
E quando me perguntam porque resolvi fazer Engenharia Florestal me vem todos esses momento à cabeça. Não da para ficar explicando isso tudo né. E também eu não resolvi fazer Engenharia Florestal. Foi uma situação meio estranha, parece que o curso pulou na minha frente e me deu um abraço que esta durando até hoje.
Ser Engenheiro Florestal é reconhecer a importância da natureza para a vida e acima de tudo respeitá-la. Afinal é ela que nos oferece os recursos vitais. È dela que os florestais tiram seu sustento. Já está tudo pronto ali, temos que entender o mecanismo e interferir beneficamente para tirar um melhor proveito com o menor impacto possível.
             Uma coisa temos que ter em mente, o impacto sempre exixtirá. Não quer que tenha impactos? Então não exista. Essa é a realidade. Para sobreviver precisamos de um abrigo, de água, de fogo, de comida, de agasalhos, enfim da natureza. O papel do Engenheiro Florestal é minimizar os impactos e aproveitar ao máximo os recursos que a floresta nos oferece.
              Bem, esta é apenas a visão de um calouro, agora do 6º período. Ainda há muito para aprender, muito mesmo. Mas desejo que este espírito de realização, seja mantido ao longo do curso ou até mesmo quem sabe, ao longo da Vida.

15 comentários:

  1. Eii, adorei seu texto ! me identifiquei muito com a sua história, de que desde criança você curtia se sujar de barro, subir em árvores... rs Gostaria de saber qual foi sua pontuação no enem, que você conseguiu passar! Porque quero muito fazer esse curso, mas não tenho nem noçao se é fácil, difícil... (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Muito obrigado por visitar meu Blog. Bom eu obtive 743 pontos no Enem em 2010, mas acredito que o ponto de corte continue em torno desse valor. Na época eu passei pela lista de espera, e depois desta lista ainda foram chamadas muitas pessoas.Por isso vale a pena tentar e mesmo que não dê nas chamadas principais tem que ficar atenta às listas de espera ( muita gente é chamada e nem sabe). Bom é isso. Espero que você consiga, e se for para a UFRuralRJ melhor ainda, rsrsr.

      Excluir
  2. Que lindo adorei a historia também pretendo cursa engenharia florestal amo natureza é quero essa área mttt massa amei.

    ResponderExcluir
  3. Ola eu sou Amanda moro em Itaperuna - RJ eu morava ai em Seropédica sempre gostei muito da natureza mas tb gosto muito da área da psicologia eu gostaria muito de passar pra UFRRJ pra engenharia florestal pode me dar algumas dicas ? gostei da sua história ... e o emprego depois será que consigo em Itaperuna ou Minas, campos ... ? pois psicologia me desanima pois o mercado de trabalho está muito concorrido ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda.Obrigado pela visita. Bem quanto ao mercado de trabalho para a Engenharia Florestal posso te falar que esta muito bom. Os colegas que se formaram aqui e que quiseram trabalhar estão trabalhando.Se você tiver disponibilidade de sair do Estado para trabalhar as oportunidades são ainda melhores.Mas tente fazer aquilo que vai te deixar feliz, se você formar bem o mercado de trabalho vai ser uma consequência.

      Excluir
  4. Me apaixonei pela sua história e ela está sendo uma das motivações para eu seguir essa área. Estou no segundo ano do ensino médio e já tenho quase 97% de chances de entrar na Engenharia ambiental. Os outros 3% são de problemas com a localidade do curso. Moro em Niterói e a UFRRJ fica a umas boas horas de distancia, e tenho infelizmente pais muito carentes e que me impedirão de ir para uma republica por lá. Estou participando de um projeto da UFF ( Jovens Talentos- Ciências e Tecnologia) e que está me fazendo apaixonar cada vez mais de coisas relacionadas a biologia.
    Gostaria de saber como está/foi sendo sua experiência de ter se mudado e estar cursando Engenharia Florestal, e se puder me dar umas dicas desde já enquanto ainda estou no ensino médio. Irei tentar o enem esse ano, me deseje sorte ;p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ranny, obrigado pela visita! Que legal que você está interessada no curso. Tenho alguns amigos de Niterói e São Gonçalo que estudam comigo lá na UFRRJ. Para te alegrar, posso te falar que a Rural é uma verdadeira mãe! A condição financeira não é um impedimento para quem se dispõe a estudar lá na Rural.. existe um forte programa de assistência estudantil que faz da UFRRJ uma referência no Brasil neste quesito. Posso citar Alojamento, Bolsa Alimentação ( O Restaurante Universitário serve Café da manhã, almoço e janta), Bolsa permanência, Auxílio transporte, auxílio material didático... se você for uma boa aluna e tiver um CR (Coeficiente de Rendimento, que equivale a média escolar) acima de 6,5 existem várias modalidades de Bolsa Iniciação Científica,( em torno de R$ 400,00). por isso estude bastante para o ENEM que a vida de "RURALINO" vale muito a pena e a Engenharia Florestal é Incrível... em breve vou publicar uma nova postagem falando mais sobre o curso. Abraços!

      Excluir
  5. Eu sempre gostei de desenhar e criar coisas, mas tive sempre uma ligação direta com a natureza (sou Paraense), gosto muito de ecologia e sustentabilidade, pretendo um dia me forma como arquiteto ecológico. No entanto eu sem bem como são as dificuldade no mercado de arquitetura, sempre pesquiso muito sobre pessoas que se formaram e como estão atuando no mercado; oque tenho a dizer é que... sempre me deparo pensando em desistir de arquitetura e estudar mais um ano para federal tentando a vaga em engenharia florestal. No Pará esse curso é muito concorrido e tem poucas vagas... As vezes tenho medo de me esforça muito e não conseguir uma vaga, e ficar mais um ano da minha vida sem ter faculdade, pois são poucas faculdade pagas que tem engenharia florestal. Eu queria saber outro modo de entra para o curso de engenharia florestal sem ter arriscar mais 1 anos de luta pelo processo do ENEM... Se poder me indicar listas de nomes de universidade e faculdade quem tem esse curso eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, Que bom que está interessado na área Florestal. Posso te falar que há muitas vertentes da arquitetura no nosso curso. (Manejo de paisagens, Arborização, Estruturas de madeira...e por ai vai). Invista no seu objetivo! Recomendo o Site do SNIF- Sistema Nacional de Informações Florestais para conhecer os Cursos de Engenharia Florestal no Brasil: (http://www.florestal.gov.br/snif/ensino-e-pesquisa-florestal/graduacao). Espero que Ajude, Abraço.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Identifiquei-me muito em relação a jogar coisas no chão, nossa arrumo discussões com isso, mas o meu maior problema é q eu gosto de tudo, tudo mesmo! Então é muito difícil para eu decidir o que quero. O meio ambiente me fascina, estou terminando o 3º ano, e ainda estou com um pouco de duvidas, queria fazer algo q ajudasse as pessoas, no meu caso, nao é medicina, então optei por engenharia florestal, entretanto amo ler e escrever, conversar e não sei se tem muito disso em EF. Adorei seu texto, a cada dia me convenço de que é isso que quero, mas ainda há aquela duvidazinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara, Obrigado pela visita. Se sua intenção é fazer algo para ajudar as pessoas, a Engenharia Florestal é o lugar certo. rsrs.. "Patriotismo" a parte, existe um campo de atuação para o Engenheiro Florestal que é pouco explorado ainda, a Extensão Rural. Mesmo trabalhando com florestas, nós fazemos isso para atender uma demanda humana. Saber lidar com populações tradicionais, rurais ou mesmo da floresta é uma verdadeira arte. Vá imaginando ai o quanto as florestas são importantes para toda a humanidade...

      Excluir
  8. Nossa que interessante, disso eu não sabia. E ultimamente tenho pensado bastante em fazer EF, e saber lidar com as pessoas, é o meu forte (não querendo ser prepotente ou exibida rss)! A proposito é frustrante saber que as pessoas não se importam em preservar nossas florestas, parte vital à vida, isso é muito triste e saber que posso tentar mudar uma pessoa na forma de pensar e agir, ja é um grande passo! Ah e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Estou no 3 ano do EM... E esta muito dificil conseguir escolher um curso, estou entre estes: Ecologia, Eng.Florestal, Biologia e Geografia... Gostei muito da matriz da Eng.Florestal, mas o que me desanima é a matemática... não sou ruim nesta matéria, me viro bem, porém me disseram que puxam muito esta matéria... Você acha que da pra conciliar quem não manda muito bem em matemática, porém ama muito biologia e natureza, fazer este curso? Há muita matemática, aquela coisa cansativa? Queria sanar muito essa dúvida!!!!!! Grata desde já =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nara Sane, Obrigado pela visita. Realmente temos uma matemática bem aprofundada no curso, afinal estamos falando de uma engenharia né. Mais " puxado " que a matemática é a qúimica (pelo que eu vejo é onde está a maior dificuldade do ciclo básico), e ainda temos um certo conteúdo de Física. Todas estas matérias Exatas são fundamentais e essenciais para a formação do Engenheiro Florestal. Muita coisa na natureza é explicada por modelos matemáticos e em TODOS os casos que você trabalhar (Seja na Ecologia, Geografia ou Biologia) irá usar a Estatística para validar seus estudos. Portanto, vou te adiantar que para trabalhar com questões ambientais não tem como escapar dos números. Um conselho que eu te dou é o seguinte: Encare a matemática com um desafio. Assuma sua dificuldade e se dedique para superá-la. Se assim fizer, você vai ver que a aplicação da matemática é fantástica e a maior parte da nossa aversão a essa matéria é por causa da forma errada como ela é ensinada nos ensinos Médio e Fundamental.

      Excluir