segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Silvicultura Clonal de Eucalyptus


 Nos últimos anos tem  aumentado o interesse pela silvicultura clonal de Eucalyptus, principalmente por causa das vantagens do processo quanto à possibilidade de contornar problemas de doenças, heterogeneidade e produtividade dos plantios florestais.
No Brasil, onde  há variações das condições naturais entre as regiões, a área de plantios clonais de Eucalyptus vem sendo ampliada cada vez  mais graças à disponibilidade de clones selecionados para as mais diversas regiões e objetivos comerciais, tudo isso juntamente com um custo competitivo.
Para dar início  à silvicultura clonal de Eucalyptus  é preciso selecionar àrvores com características superiores ( Matrizes) e produzir clones desta planta através da propagação vegetativa por meio do regate de brotos. O processo consiste em cortar a árvore selecionada, para que ela  emita brotações , os quais são posteriormente coletadas e estaqueadas. A planta entra em processo de enraizamento e é armazenada  com as condições devidas na casa de vegetação.
            Na casa de vegetação as plantas se desenvolvem e podem ser utilizadas como jardins clonais,  sendo utilizadas pra produção de outros clones ou vão para o campo onde originarão um plantio homogêneo o qual atende  de forma mais produtiva às diferentes necessidades.
Uma espécie muito utilizada no reflorestamento com Eucalyptus, trata-se De um híbrio entre Urophyla e Granddis , a Urogranddis, é um exemplo do quanto esta área é importante para a Engenharia Florestal. O Plantio com Clones oferece inúmeros benefícios. Há a espécie correta para cada finalidade da madeira e a silvicultura clonal oferece maior produtividade para cada uma delas. Além da padronização do produto a faciliade do manejo também é bem maior em um palntio com clones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário