domingo, 17 de outubro de 2010

Viveiros florestais

            Local destinado à produção de Mudas, O viveiro florestal é responsável por abastecer o mercado de arborização urbana, reflorestamento em geral, plantações para extração de lenha, celulose, madeira para serraria entre outros.


Plantar espécies arbóreas através de mudas é bem mais vantajoso quando comparado ao plantio diretamente com sementes. As sementes recebem o devido tratamento no Viveiro Florestal e só as que obtêm sucesso de germinação vão para o plantio final.
Podemos Distinguir dois tipos de Viveiros Florestais: os temporários e os permanentes. Enquanto os primeiros são destinados ao armazenamento ou produção específico para um fim ( com prazo curto de exixtência),  os outros se caracterizam pela complexidade estrutural e a produção em escala para abastecer o mercado em geral.
O primeiro passo para que um viveiro florestal possa constituir um empreendimento de sucesso, é a atenção especial na escolha das sementes.
A semente é o fator principal no processo de produção de mudas.
Para as espécies plantadas em larga escala (Eucalyptus e Pinus), existem sementes selecionadas no mercado que preenchem esses requisitos. No caso de espécies nativas usadas para programas de reflorestamento, ainda há pouca disponibilidade de sementes de boa qualidade, principalmente para as espécies de estágios avançados de sucessão.
.           A localização do viveiro também é estratégica: o relevo, a proximidade do mercado, umidade do solo, disponibilidade de água , luz e energia são fatores que interferem na escolha de uma área a ser implantada um viveiro.
            Veja abaixo um esquema representativo das partes básicas que constituem um Viveiro Florestal (permanente):


Legenda:
1-     Portão de Serviço: Destinado ao acesso no Viveiro. Deve ter dimensões suficientes para  passagem de caminhões.
2-     Área de Depósito: área para armazenar substratos. ( areia, barro, esterco...)
3-     Sede administrativa: Local de gerência e contato com o consumidor.
4-     Depósito: Área para armazenar produtos, guardar ferramentas, equipamentos etc.
5-     Galpão de Trabalho: área coberta para possibilitar o trabalho em dias chuvosos.Neste galpão è feito o enchimento das embalagens, beneficiamento de sementes entre outros.
6-     Casa de Sombra: Estrutura envolvida por sombrite, utilizada para possibilitar o crescimento inicial de espécies sensíveis a alta incidência de luz. Atua amenizando a luz solar.
7-     Produção com sacos plásticos
8-     Produção em embalagens grandes
9-     Produção em Tubetes
10- Sementeira: Destinada à germinação das sementes. Quando as chances de germinação são relativamente baixas è interessante a utilizar as sementeiras antes da muda ir para a embalagem final. Com esse procedimento evita-se embalagens sem mudas.
11- Casa de Vegetação: Estrutura coberta e abrigada com materiais transparentes. Tem o objetivo de proteger as plantas contra agentes meteorológicos exteriores. Quanto ao material que a compõe pode ser vidro e plástico ( climatizadas ou semi-climatizada) ou de lonas transparentes, as quais não são climatizadas.
12- Fonte de água: para irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário