domingo, 17 de outubro de 2010

Sistemas Agroflorestais

                                          Sede da Embrapa Agrobiologia 

Um exemplo de Sistema Agroflorestal acontece na Fazendinha Agroecológica (km 47, Seropédica, RJ).  A visita ao local é uma oportunidade de conhecer um harmonioso sistema onde consciência ambiental e exploração dos recursos, acontecem juntas.

Ao chegar no local podemos observar toda a estrutura tradicional de uma fazenda: porteiras, cercas, criações, plantações, maquinários... Aos poucos conhecemos características que distinguiam esta das demais áreas rurais.

Primeiramente chama atenção um sistema silviagricola no qual, espécies arbóreas - gliricidias (Gliricidia sepium) - foram plantadas juntamente com espécies de importância agronômica (hortaliças). Desse modo, pode ser obtido um maior aproveitamento da propriedade além do aumento da produtividade, pois a fixação de nitrogênio e a ciclagem da matéria orgânica se tornam bem mais elevada.
                              Sistema Silviagricola

Uma interessante pratica ecológica acontece na Fazendinha para construção de cercas. Ao invés de derrubar uma árvore e utilizar sua madeira para produção de mourões, planta-se árvores e utiliza-as como mourões vivos, ou seja os arames passam pelo tronco das mesmas. Além de ecologicamente correto a parte visual também é muito mais valorizada.
                              Mourões Vivos

A pratica de plantar em curvas de níveis, desenvolvida no local, é um método de evitar o desgaste e erosão do solo. Utilizando os níveis, a água das chuvas é retida em maior quantidade e, uma vez retida, a lixiviação (lavagem do solo) reduz consideravelmente e os nutrientes permanecem no solo. Também, com essa prática, obtém-se um maior índice de produtividade e qualidade do solo.
                              Citrus sp. em Curvas de nível

Por fim, podemos conhecer um corredor ecológico. Criado em 2004, o corredor já foi tema de várias teses e dissertações, o que destaca sua importância. O objetivo de um corredor ecológico é interligar florestas, até então isoladas, permitindo, assim, o fluxo gênico e a preservação de espécies.
                              Corredor ecológico

 Ter a consciência ecológica associada à exploração dos recursos florestais é um desafio para os profissionais da atualidade. Na fazendinha Agroecológica, podemos admirar, entender e, acima de tudo, aprender um pouco  que é possível utilizar inteligentemente os recusos ofertados pela natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário